Cumprindo os 10 mandamentos

Você já pensou em como é difícil cumprir com excelência todos os 10 mandamentos? Pois é, não é fácil. Você pode dizer “eu não mato e nem roubo”, mas será que pode garantir que sua vida está isenta de cobiça e de mentiras, por exemplo? Não é fácil.

Mas Jesus nos trouxe uma nova aliança e fez com que tudo fosse mais fácil, certo? Errado. Jesus reforçou todos os 10 mandamentos, Veja só:

1- Não terás outros deuses além de mim. (Êx 20:3)

Jesus disse: “Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto”. (Mt 4:10)

2- Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. (Êx 20:3)

Jesus disse: “Nenhum servo pode servir a dois senhores”. (Lc 16:13b)

Mas Jesus não parou por aí. Seguiu dizendo: “pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. (Lc 16:13b)

Dinheiro, poder, fama… Tudo isso pode estar tomando o lugar de Deus em sua vida. Será que de fato cumprimos este mandamento?

3- Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. (Êx 20:7)

Disse Jesus: “Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus”. (Mt 5:34)

4- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. (Êx 20:8)

Jesus disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”. (Mc 2:27)

5- Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Êx 20:12)

Jesus disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim”. (Mt 10:37a)

Jesus não nos isentou de honrar nossos pais, mas reforçou que nem mesmo eles poderiam ser superiores ao próprio Deus. Aqui fica claro que o primeiro e o segundo mandamentos estão presentes em todos os outros.

6- Não matarás. (Êx 20:13)

Jesus disse: “Qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento”. (Mt 5:22a)

Tudo bem, não saímos por aí atirando nas pessoas, mas e quanto a ira, conseguímos controlá-la.

7- Não adulterarás. (Êx 20:14)

Jesus disse: “Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.” (Mt 5:28)

8- Não furtarás. (Êx 20:15)

Jesus disse: “Se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.” (Mt 5:40)

9- Não darás falso testemunho contra o teu próximo. (Êx 20:16)

Jesus disse: “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.” (Mt 12:36)

10- Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. (Êx 20:17)

Jesus disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. (Lc 12:15)

E então, será que conseguimos cumprir todos os mandamentos?

Ah, ainda tem mais. Jesus acrescentou mandamentos à lista, veja:

Ao ser questionado a respeito de qual seria o maior mandamento da Lei, Jesus respondeu:

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mt 22:36-39)

E então, precisamos cumprir os mandamentos?

Um jovem certa vez perguntou a Jesus: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” E Jesus respondeu: “Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”. (Mt 19:16-17)

Mas somos fracos e pecadores, não vamos conseguir! Essa é a verdade. Mas em sua infinita misericórdia, Deus permitiu que o Espírito Santo habitasse em nós para nos ajudar a vencer nossas fraquezas. Simplesmente cumprir os mandamentos não nos oferece a salvação, que só é alcançada por meio de Cristo, o Cordeiro que nos resgatou. Mas, ter como alvo o cumprimento dessas regras nos ajuda e ter boa conduta, o que nos aproxima dos passos de Jesus, nosso Salvador e exemplo de santidade.

Você também vai gostar de ver:

Deixe aqui seu comentário sobre o Clamarei.