De pais para filhos

SENHOR, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração. (Êx 34:6-7)

Já ouvi mais de uma vez utilizarem esse versículo na tentativa de convencer que o SENHOR é Deus é vingativo e mau, já que castiga os filhos pela culpa dos pais. Mas isso não passa de desespero do inimigo para tentar cegar aqueles que ainda não conhecem a Verdade.

Sim, Deus visita a iniquidade dos pais sobre os filhos… E o que isso significa? Basta prestar atenção em nossa sociedade para entendermos. Nenhum pecado é pontual, sempre há as consequências. E essas consequências afetam sim os filhos, netos, etc. Bom seria se cada pecador pudesse fazer mal somente a si próprio, mas infelizmente, não é isso o que vemos. Agora, isso significa que Deus é mau? De forma alguma. Somos responsáveis por nossas decisões e pelas consequências também. Deus é tão bom que permitiu que fosse assim, caso contrário não passaríamos de marionetes. Desfrutamos do livre arbítrio, mas também de toda responsabilidade inerente.

Todas as nossas ações afetam todos à nossa volta. Quando escolhemos fazer o bem, disseminamos amor, compaixão, honestidade… Mas quando optamos pelo caminho do pecado, distribuímos rancor, ira, inveja…

O que desejamos para nossos filhos? Nossas escolhas hoje certamente irão contribuir para o que eles serão no futuro.

Você também vai gostar de ver:

2 comments

  1. Camila Guedes disse:

    Oi Clara. Sempre bom ter você por aqui!!!

  2. Clara disse:

    Oi, Camila.

    É como diz alguém: a gente não escolhe pai, mãe e parente.
    É difícil isso, porque qdo temos pais rancorosos, ingratos, invejosos, vingativos, não temos culpa de nada. Mas todos os vestígios sempre caem na gente. Mas não é de todo ruim. Ou seguimos eles, como exemplo, ou enxergamos que não é por aí e à partir da gente, uma nova vida, com nossos filhos e netos.
    Acho que só quem já passou por isso e sabe dessa passagem da Bíblia é que sabe como é difícil saber que é assim mesmo.

    Saudades de vc, Camila!!!
    Eu tô sempre te lendo por email…

Deixe aqui seu comentário sobre o Clamarei.